talvez um dia ...

segunda-feira, julho 04, 2005

NASCIDO A 4 DE JULHO...

ISTO SOU EU EM PLENO TRABALHO DE PARTO... (no estacionamento do hospital)




PARABÉNS MEU AMOR MAIS LINDO...

EH, EH, O MEU LINDINHO FAZ HOJE 2 ANINHOS...

SOU A MÃE MAIS BABADA DO MUNDO...

Faz hoje exactamente 2 anos quando tudo aconteceu...

Ás 04h30, rebentaram as águas...

Nem pensar ir para o hospitala ainda... limpei a casa... estendi a roupa... fui mandar e-mails para toda a gente... deitei-me novamente... mas já não consegui dormir...

Toca de acordar o marido(nisto já são 07 da matina)

- Opá marina, deixa-me dormir , estou cheio de sono ainda...

- Por mim tudo bem, mas era só para te avisar que me rebentaram as águas...

Eh, eh, parecia um foguete a levantar-se da cama...

Fui tomar uma banhoca e lá fomos nós a caminho do AMADORA-SINTRA... (mas ainda parámos no caminho para beber um cafezito...(eu só queria lá estar quando já não aguentasse as dores, pois já sabia, que me iam enfiar numa sala sozinha, e não me iam ligar nenhuma, por isso quanto mais tarde melhor, assim já ia com a dilatação adiantada)

Liguei á minha mãe para ela ir ter à porta das urgências...

Lá chegámos eram 08h00 e ainda andei durante uma hora a percorrer o parque de estacionamento para ver se adiantava a dilatação (haviam de ver a cara dos médicos quando passavam por mim)...

Ás 09h00 lá me decidi entrar pois a "coisa" já começava a apertar...

As minhas suspeitas começaram a revelar-se ... (afinal tinha razão de não querer ir cedo para o hospital).

Dou entrada na urgência já com Quatro horas e meia de trabalho de parto efectivo...

Advinhem só... AINDA FICO 1 HORA NA SALA DE ESPERA AGUARDANDO SER ATENDIDA... (atenção estavam apenas 2 senhoras(não grávidas) na sala de espera da urgência da ginecologia/obstetrícia, e estavam 3 médicos de serviço).

Parecia uma maluquinha a andar de um lado para o outro... já cheia de dores...

Pronto ás 10h15 lá me chamaram para ser observada...

Situação: ESTÁ EM TRABALHO DE PARTO - 3,5 dedos de dilatação

Olhem só a brilhante conclusão que eles chegaram!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Lá fui toda lampeira para a sala de dilatação...

A enfermeira lá colocou soro... ligou o ctg... etc... e disse-me:

- Pronto se precisar de algo chame-me, descanse que isto ainda vai demorar muito... só lá para o final do dia ou talvez de madrugada é que está despachada...

Pedi para deixarem entrar o meu marido, mas disse-me que só a partir dos 4 dedos de dilatação é que podia entrar...

Ok. lá me resignei...

Atenção nisto já eram 11h00...

A partir desta altura (penso que devem ter misturado qualquer coisa no soro ) começei a sentir as contracções mais juntas e cada vez mais fortes... chamei a enfermeira...

Foi ver o ctg e disse-me que era impossível eu estar a sentir alguma coisa pois o aparelho ´nãop passava dos 20/25 e que contacções A SÉRIO tinham que passar dos 70 ...

Aí já estava a ficar assustada, se as dores já muito fortes e seguidas (mas nada que não se aguentasse) e só estavam nos 25 então como seria quando chegassem aos 70)

Disse que não podia ser, pois eu sentia que o bébé estava quase para nascer, as contracções eram muito chegadas (de 5 em 5) e cada vez mais dolorosas...

Nem pensar nisso, ainda ia durar muito, foi-se embora...

Ok. pronto ela lá devia saber (digo eu)

Ainda a chamei mais 3 vezes, a conversa foi sempre a mesma, e nada de me fazer o toque, nem me observar...

Nisto já era perto 13h00 quando finalmente uma médica ia a passar e chamei-a...

Expliquei-lhe o que estava a sentir, a história dos n.ºs do ctg (que realmente andava nos 20/25), e fez-se luz, a sra. dra lá viu que o ctg estava mal colocado... mal o aparelhito ficou no local certo... PUM... os n.ºs atingiram logo os 195... ( com que então eu não estava a sentir nada, pois, pois)... então disse-me que já faltava pouco... já estava com 6 dedos... e saiu...

Por volta das 13h30 começo a sentir o bébé a fazer força para sair, aí lá me deixei de fazer de forte (pois durante esse tempo todo, nem sequer emiti um leve gemido, nada, tive sempre caladita) tive que mandar um grito para chamar atenção senão tinha alí a criança...

Lá apareceu a dita enfermeira, nas calmas, a perguntar o que se passava... para a ter chamado daquele jeito...

Disse-lhe que estava a sentir o bébé a fazer força para sair...

Olhou para mim com cara de gozo... e disse-me que ainda tinha que esperar muito... e que era preciso ter mt sorte para o trabalho de parto andar tão depressa...

Então mandei-a levantar o lençol e ver com os próprios olhos...

ADVINHEM SÓ QUEM TINHA RAZÃO ELA OU EU...

Lá chamaram o meu marido a correr, e de seguida sala de partos...

PALAVRAS MÁGICAS:

COMEÇE A FAZER FORÇA

É tudo mais fácil a partir daqui...

Ainda deu para rir com a médica e com a enfermeira (que não eram as outras duas)

Houve um contratempo, pois o meu lindinho ficou preso... ainda a médica teve que o empurrar fazendo pressão na minha barriga... mas felizmente correu tudo bem...

No fim ainda tive um elogio... deram-me os parabéns não só por me ter portado bem (diga-se sem gritos, nem histerismos) como...

NUNCA TINHAM VISTO NINGUÉM COMO EU... EM PLENO NASCIMENTO DO FILHO... NO INTERVALO DO "FAÇA FORÇA" BRINCAVA COM ELAS... RIA... EFIM SÓ VISTO...

EI E ATENÇÃO NÃO LEVEI A EPIDURAL, FOI TUDO A SANGUE FRIO...

;O) beijocas

4 Comments:

  • Obrigada...

    Comoa já tinha ouvido de tudo daquale hospital( e infelizmente pude comprovar), só mesmo quando as contracções estavam mais próximas e que entrei... e mesmo assim ainda foram 4 horas até ele nascer (4 horas em que me deixaram sozinha,e que se por acaso uma médica não entrasse lá, tinha o meu filho sozinha)...

    ;o) beijinhos

    By Blogger Marina Guerreiro, at 4/7/05 12:43  

  • Olá,
    Parabéns pelos 2 aninhos do teu filhote.
    Gostei de ler o teu relato do parto. O meu filhote também ficou entalado à saida, empurraram-me na barriga, foi a maior dor que tive foi essa.
    Beijinhos,
    ana e tesourinho

    By Blogger Ana Santos, at 4/7/05 21:55  

  • Bidadinha Ana!

    A mim o que me custou mais, foi o não poder fazer força quando vinham as contacções(ainda na sala da dilatação)... Depois já na sala de partos, quando já pude começar a fazer força... maravilha, as dores "quase" que se evaporaram...
    Eu fiquei foi toda "negra" na zona abaixo das costelas, da pressão que a médica fez para o empurrar, doe-me foi nos dias seguintes... na altura nem me apercebi das dores... só queria que ele nascesse...

    ;o) beijinhos

    By Blogger Marina Guerreiro, at 5/7/05 09:18  

  • É a primeira vez que visito o teu blog. A história do meu parto é parecida, o ctg não acusava as contrações e mandaram a minha mãe para casa que ainda ia demorar muito. Mas eu fui bruta com elas e a primeira vez que me fizeram o toque levaram-me logo para a sala de parto.

    Beijocas e parabéns pelo teu menino fofinho.

    By Blogger Ka, at 6/7/05 12:59  

Enviar um comentário

<< Home